top of page
VALE DO QUEIROZ, NA SERRA DAS ALMAS, POR ROLÊ FAMÍLIA @rolefamilia

07.
Pedra
das Almas

Duração do passeio: se é o dia inteiro ou meio-período

DURAÇÃO

8 dias

Nível de esforço físico e dificuldade do roteiro total

DIFICULDADE

Moderado a avançado

Tipo de roteiro (pernoite): se é fixo ou itinerante
Distância de caminhada total aproximada do roteiro total

DISTÂNCIA

PERNOITE

Pati, Mucugê, Baixão, Rio de Contas, Piatã e Lençóis

82 km (total aproximado)

Este roteiro é itinerante, com pernoites em 6 bases diferentes: Pati, Mucugê, Baixão, Rio de Contas, Piatã e Lençóis. Dois dias são considerados de esforço físico leve, um dia leve a moderado, três dias considerados de moderado a avançado e dois dias avançados. Prepare-se para se encantar com grutas impressionantes e águas cristalinas, contemplar vistas panorâmicas, admirar algumas das cachoeiras mais bonitas da região, se desligar do mundo durante o trekking do Vale do Pati e atravessar uma geologia surpreendente!

 

  • Dia 1: Trekking do Vale do Pati (pernoite Pati)

  • Dia 2: Trekking do Vale do Pati (pernoite Pati) 

  • Dia 3: Trekking do Vale do Pati (pernoite Mucugê)

  • Dia 4: Poço Encantado + Poço Azul (pernoite Baixão)

  • Dia 5: Cachoeira da Fumacinha (pernoite Baixão)

  • Dia 6: Cachoeira do Buracão (pernoite Rio de Contas)

  • Dia 7: Serra e Pico das Almas (pernoite Piatã)

  • Dia 8: Cachoeira do Patrício + Cachoeira do Cochó (pernoite Lençóis)

Dia 1 ao dia 3: Trekking do Vale do Pati (entrada e saída por Guiné)

  • O trekking do Vale do Pati é considerado um dos mais bonitos da Chapada Diamantina e um dos mais procurados do Brasil! Localizado dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, entre os municípios de Andaraí e Mucugê, a opção de 3 dias do trekking tem como entrada e saída a Vila de Guiné.
     

  • Este percurso é uma experiência intensa e fascinante, exige boa resistência física e é recomendada para quem já tem experiência com longas caminhadas. Durante a trilha, você terá a oportunidade de explorar diversos locais, como o Gerais do Rio Preto, Mirante do Pati, Morro do Castelo, Cachoeira do Funil, Cachoeirão por cima, entre outros, de acordo com o ritmo do grupo e das condições climáticas.
     

  • Durante o trekking, você pernoitará em casas simples dos moradores do Pati, e enfrentará desafios como caminhadas longas, pedras escorregadias próximas a rios e cachoeiras, subidas e descidas íngremes, além de longa exposição ao sol e o peso da mochila com seus pertences pela trilha.
     

  • Nós nos sentimos pequenos diante da grandeza e beleza das paisagens, além da simplicidade da vida dos moradores do Vale do Pati que nos faz refletir sobre a vida. A cada instante nos deparamos com morros imponentes e vales deslumbrantes, que nos fazem compreender e admirar a magnitude da Chapada Diamantina.

Horário de saída previsto: 07:00 horas

Horário de retorno previsto: 18:00 horas em diante

Duração total do passeio: Dia inteiro

Distância aproximada de caminhada do dia: 15 a 20 km (a depender do roteiro)

Nível de esforço físico: Moderado a avançado

Cidade de partida: Lençóis para a Vila de Guiné (distrito de Mucugê)

Cidade de retorno: Vila de Guiné (distrito de Mucugê) para Mucugê

Distância total aproximada percorrida de carro: 135 km

Alimentação: Café da manhã e jantar tipicamente nordestinos, preparados nas casas dos nativos; lanche de trilha estilo piquenique durante o passeio.

Acomodações: Pernoites nas casas dos nativos do Pati, oferecendo camas confortáveis, banheiros compartilhados e refeições caseiras.

Dia 1

  • Início da Trilha: Partida matinal de Lençóis em direção à vila de Guiné, onde a caminhada se inicia.

  • Subida do Aleixo ou Beco (a depender das condições climáticas): Uma ascensão inicial de aproximadamente 1 hora, seguida por uma travessia pelos Gerais do Rio Preto, caracterizados por planícies e pequenos cursos d'água.

  • Mirante do Vale do Pati: Parada para apreciar vistas panorâmicas do vale, proporcionando uma compreensão da grandiosidade da região. Depois, desceremos para a casa dos nativos do Pati.

Dia 2 

  • Morro da Lapinha (Castelo): Ascensão desafiadora de cerca de 2 horas até o cume, que leva a um mirante com vistas deslumbrantes de todo o vale.

  • Cachoeira do Funil: Um refrescante banho de rio antes de voltar para a casa dos nativos.

Dia 3

 

  • Cachoeirão por Cima: Visita ao mirante com vistas de uma queda d'água de 270 metros de altura, onde, em períodos de fortes chuvas, mais de 20 cascatas podem ser observadas.

  • Retorno: Caminhada de volta através dos Gerais do Rio Preto, com chegada prevista à vila de Guiné no final da tarde, para depois partirmos para Mucugê.

Dia 4: Poço Encantado + Poço Azul (pernoite Baixão)

  • O quarto dia começa com a visita ao Poço Encantado, em Itaetê. É um dos locais mais mágicos da Chapada Diamantina, com águas incrivelmente cristalinas que refletem um efeito azul profundo em certas datas e horários do ano. Este passeio é simples e acessível, mas a experiência é fascinante. Não é permitido entrar na água do Poço Encantado, sendo apenas para contemplação.

  • Depois, seguimos em direção ao Poço Azul, em Nova Redenção. É famoso por suas águas incrivelmente cristalinas e o fenômeno de luz que, em determinadas datas e horários, ilumina o poço com um brilho azul intenso. É um dos passeios mais tranquilos e encantadores da Chapada Diamantina. É permitido entrar na água do Poço Azul e fazer flutuação.

Horário de saída previsto: 08:00 horas 
Horário de retorno previsto: 18:00 horas em diante
Duração total do passeio: Dia inteiro
Distância total aproximada de caminhada: 1 km
Nível de esforço físico: Leve
Cidade de partida: Mucugê
Cidade de retorno: Comunidade do Baixão (Ibicoara)
Distância total aproximada percorrida de carro: 196 km
Alimentação: Almoço em restaurante de comida regional

Dia 5: Cachoeira da Fumacinha (pernoite Baixão)

  • A Cachoeira da Fumacinha, localizada em Ibicoara, é a mais desafiadora de 1 dia e uma das mais espetaculares da Chapada Diamantina, levando os visitantes a uma cachoeira imponente em um cânion profundo e estreito. Ao longo da trilha, os visitantes podem avistar várias cachoeiras menores e formações rochosas impressionantes, além de uma grande variedade de fauna e flora local. Esse percurso inclui travessias de rios e trechos rochosos, com áreas de “escalaminhada”, que exigem resistência física, equilíbrio, agilidade e atenção. A trilha é recomendada para pessoas com bom condicionamento físico e alguma experiência em trilhas longas e técnicas.

Horário de saída previsto: 07:00 horas 
Horário de retorno previsto: 18:00 horas em diante
Duração total do passeio: Dia inteiro
Distância total aproximada de caminhada: 18 km
Nível de esforço físico: Avançado
Cidade de partida: Comunidade do Baixão (Ibicoara)
Cidade de retorno: Comunidade do Baixão (Ibicoara)

Distância total aproximada percorrida de carro:

8 km
Alimentação: Lanche de trilha

Dia 6: Cachoeira do Buracão (pernoite Rio de Contas)

  • A Cachoeira do Buracão, em Ibicoara, é uma das mais procuradas da Chapada Diamantina. É uma trilha mais curta e de nível moderado, sendo acessível para a maioria das pessoas e a aproximação final da cachoeira é feita nadando com coletes salva-vidas fornecidos no local. Ao chegar na base da Cachoeira do Buracão, que possui uma queda d'água impressionante de 85 metros, a visão é de tirar o fôlego, com paredões de até 100 metros ao redor. A emoção de flutuar no cânion até a cachoeira é única e oferece um banho revigorante. Além disso, é possível aproveitar o passeio com uma pausa para lanche e, ao final, apreciar a cachoeira de um mirante.

Horário de saída previsto: 08:00 horas 
Horário de retorno previsto: 18:00 horas em diante
Duração total do passeio: Dia inteiro
Distância total aproximada de caminhada:  6 km
Nível de esforço físico:
Leve a moderado
Cidade de partida: Comunidade do Baixão (Ibicoara)
Cidade de retorno: Rio de Contas
Distância total aproximada percorrida de carro: 272 km
Alimentação: Lanche de trilha

Dia 7: Serra e Pico das Almas (pernoite em Piatã)

  • A Serra das Almas, localizada na região de Rio de Contas, é conhecida por abrigar o Pico das Almas, um dos pontos mais altos do Nordeste brasileiro, com 1.958 metros de altitude. O local também possui formações geológicas surpreendentes, tornando a paisagem do entorno única em toda a Chapada Diamantina. A trilha para o Pico das Almas possui trechos rochosos e de subidas, com seções mais íngremes, especialmente próximas ao cume, exigindo boa preparação física e atenção em áreas de subida. Recomenda-se para quem tem experiência em trilhas de montanha e boa resistência física.

Horário de saída previsto: 07:00 horas 
Horário de retorno previsto: 18:00 horas em diante
Duração total do passeio: Dia inteiro
Distância total aproximada de caminhada:  10 km
Nível de esforço físico: Avançado
Cidade de partida: Rio de Contas
Cidade de retorno:
Piatã
Distância total aproximada percorrida de carro: 145 km
Alimentação: Lanche de trilha

Dia 8: Cachoeira do Patrício + Cachoeira do Cochó (pernoite Lençóis)

  • No último dia começa na Cachoeira do Patrício, encravada entre matas ciliares e paredões rochosos, que impressiona com seus 32 metros de altura. Suas águas geladas convidam os mais corajosos para um banho revigorante, em um ambiente de beleza que transmite paz e tranquilidade.
     

  • Depois seguimos para a Cachoeira do Cochó, que além de uma bela queda d’água com 12 metros de altura e águas cristalinas, tem um poço rodeado por uma pequena “praia” de areias claras, perfeito para quem gosta de nadar. A trilha é curta, sem desnível e de fácil acesso. Um lugar perfeito para todas as idades!

Horário de saída previsto: 08:00 horas 
Horário de retorno previsto: 18:00 horas em diante
Duração total do passeio: Dia inteiro
Distância total aproximada de caminhada:  2 km
Nível de esforço físico: Leve
Cidade de partida: Piatã
Cidade de retorno:
Lençóis
Distância total aproximada percorrida de carro: 215 km
Alimentação: Almoço

QUER 8 DIAS DE ROTEIRO, MAS COM OUTROS ATRATIVOS?

Personalizamos para você! Conte para nós quais outros atrativos

gostaria de conhecer neste período.

bottom of page